Como criar figurinhas personalizadas no WhatsApp [Passo a Passo]

por | jul 13, 2020 | WhastApp | 0 Comentários

Para quem não sabe há Aplicativos para Android e IOS que ajudam a criar as próprias figurinhas no WhatsApp

Desde que surgiu em 2009, com o objetivo de ajudar a melhorar as formas de comunicação através da mensagens instantâneas, o WhatsApp sempre buscou e inovar, e esse tem sido um fator determinante para torná-lo cada vez mais popular e indispensável para as diversas formas e modelos de negócios existentes.

Por esse motivo assim como no restante do mundo, aqui no Brasil ele também continua sendo um dos apps mais baixados e utilizadas.

Neste post, quero lhe contar um por sobre a alta no uso deste app nos primeiros seis meses de 2020, que chegou a um aumento de uso em 148%. O fato da pandemia proporcionar um isolamento social, amenizado pela internet, tornou a plataforma uma das mais utilizadas no período.

Seja para fins comerciais ou a lazer, o fato é que as pessoas estão ainda mais conectadas via WhatsApp e isso nos mostra que há possibilidades de vender e fazer novos negócios. Grave isso, onde tem pessoas tem dinheiro.

Mas a venda através do digital assim como no físico não pode ser forçada, ela precisa ser diferente desde o momento da abordagem até  fechamento, por que isso torna o valor percebido muito maior.

Há diversas formas de ser informar e criativo, surpreendendo assim as pessoas que entram em contato conosco querendo saber sobre um produto ou serviço que oferecemos. O grande X da questão é que as pessoas percebem o fator diferenciação logo de cara, quando inovamos no mode de nos comunicarmos. Lembre-se sempre que, o WhatsApp serve para negócios, mas as pessoas também usam para lazer.

Por isso uma excelente dose de criatividade, pode ajudar a tornar o clima de um primeiro contato ou até a negociação mais agradável. E quando o assunto é criatividade não tem como desprezar os stickers, mais conhecidos aqui no Brasil como figurinhas do WhatsApp. Falando sério, eles são uma febre.

E embora seja possível salvar figurinhas recebidas, que tal seria poder criar suas próprias figurinhas? Que legal seria poder ter as figurinhas personalizadas com a identidade do seu negócio? Legal né? Pensando nisso, vou te ensinar o passo a passo para fazer suas próprias figurinhas de WhatsApp.

Como criar figurinhas no WhatsApp?

Não é necessário ser um expert em design gráfico ou profissional para criar as suas figurinhas no WhatsApp, então não se preocupe! Mas atenção, fique sempre de olho às políticas de app com relação ao uso de imagens, beleza?

Outra coisa muito legal é sempre procurar usar fotos e imagens dos seus produtos ou serviços, já que o objetivo é trabalhar o seu negócio, mas se não tiver não tem problema, seja criativo usando images gratuitas disponíveis, aqui eu indico 10 bancos de imagens gratuitos que você pode usar.

Embora as imagens ilustrativas desse tutorial sejam de IOS, o passo a passo para fazer no Android é o mesmo, ok?

Passo 1: Acesse a App Store ou Google Play e instale o “Sticker Maker Studio“;

Passo 2: Entre no aplicativo e clique em Criar pacotes de Stickers;

Passo 3: Dê um nome ao seu pacote de figurinhas do WhatsApp e informe o nome do autor;

Passo 4: Toque no nome do pacote criado;

Passo 5: No primeiro quadrado pontilhado coloque o ícone do seu pacote. Nos demais, você adicionará outras imagens;

Passo 6: Após toca no ícone com o sinal de “+”, serão dadas duas opções:

  • Tirar uma foto na hora, escolhendo Câmara;
  • Ou ainda selecionar uma imagem da Galeria do seu celular.

Passo 7: Com a imagem escolhido, aparecerão algumas opções de recorte de imagem.

  1. Selecione toda a imagem original;
  2. O próprio aplicativo seleciona de fora automática;
  3. Você precisará selecionar o que será recortado da imagem, desenhando com o dedo;
  4. Corta no formato quadrado o espaço da sua escolha;
  5. Mesma função da anterior, porém no formato de um círculo.

Passo 8: Ao recortar a imagem, aparecerão algumas opções de edição, como Add Text ( adicionar texto) e Outline (que adiciona uma borda na figurinha);

Passo 9: Se não gostar da imagem, tocando em Try Again é possível voltar ao passo 7. Caso esteja tudo certo, escolha Save Sticker para criar a figurinha;

Passo 10: Ao término da criação do pacote, você precisará adicioná-lo ao seu app. Para isso clique em Adicionar ao WhatsApp;

Passo 11: O Sticker Maker pedirá autorização para abrir o WhatsApp, clique em Abrir. Essa pergunta aparecerá apenas na primeira vez que for adicionar um pacote;

Observação: Antes de acessar o WhatsApp será exibido um anúncio no aplicativo. Ao término aparecerá um “X” para fechá-lo.

Passo 12: Toque em Salvar.

Passo 13: Pronto! Seu novo pacote de figurinhas estará disponível ao lado dos demais salvos no aplicativo.

Cada pacote criado pode ter até 30 imagens. Para ser aprovado é necessário que tenha 1 ícone e pelo menos 3 figurinhas ( que podem ser repetidas).

Stickers Animados

Na semana passada, o WhatsApp liberou o envio das figurinhas animadas.

Dentre os 6 pacotes lançados, tem o “Vamos fazer negócios?” com diversos stickers para você usar ao se comunicar com seus clientes.

E na sua empresa, você já usa figurinhas no contato com seu cliente?

Conta aqui nos comentários?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONHEÇA O
LUCIANO MENDES

Sou especialista em “Webinar para negócios e vendas” e ministro treinamentos sobre, mídias sociais e mobile marketing…

Siga

Telegram